Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Quebec no Ranking!

A revista MoneySense publicou um ranking com as melhores cidades do Canadá pra se viver. Como eu escolhi o Quebec, opções como Kingston/ON (3) e Regina/SK (5), com as quais sempre simpatizei, vão ficar pra próxima. New Glasgow (última) também vou passar... entre as grandes, a ordem ficou:

Ottawa - 1
Calgary - 14
Quebec - 23
Toronto - 47
Vancouver - 56

Montreal ficou em 149 (de 190 cidades avaliadas). Vamos ver, então, quais cidades se destacaram na província que escolhi pra chamar de minha: #adoroumabreguice

Repentigny - 19
Levis - 21*
Quebec - 23
Joliette - 27
Gatineau - 28
Rimouski - 33*
Laval - 41*
Saint-Georges - 51
Sherbrooke - 51
Rouyn-Noranda - 63

Voilá as dez melhores cidades para se viver no Quebec! Não conheço bem nenhuma... aliás tem umas aí que eu não sei nem pronunciar... mas acho que valem uma visita mais demorada, né?!

Qualquer uma dessas tá valendo...

E não pára por aí. O ranking avalia o clima, quantidade de médicos, oferta de emprego, renda etc. e possibilita uma listagem por categoria, então dá pra ir direto ao que interessa. No meu caso, SEGURANÇA E CULTURA. 

EM SEGURANÇA, chama a atenção que, entre as 10 primeiras, 9 sejam cidades de Ontário! Ok, whatever (rs), no Quebec, Repentigny e Levis ficaram no topo da lista outra vez:

Repentigny - 13
Levis - 18*
Alma - 24
Saint-Georges - 25
Blainville - 26
Victoriaville - 28
Rimouski - 30*
Thetford Mines - 31
Laval - 32*
Granby, QC - 34

A Cidade do Quebec segue de perto esta lista, em 38 lugar. Já Montreal, em 94 :'(


Profissionais do setor "Cultura"

EM CULTURA, não foi avaliado o nível de exposição às artes, mas o número de profissionais empregados no setor (vai entender!). Mas como é o meu setor (jornalista, designer, atriz, animadora de festas... hehe) fui conferir. O que  chama a atenção é que as 3 primeiras cidades são de BC (Vancouver, Victoria e NorthVancouver), mas aqui Montreal não faz feio não, fica logo em quarto. YAY!

Vamos ao ranking das cidades do Quebec:

Montreal - 4
Gatineau - 10
Quebec - 17
Brossard - 20
Longueuil - 29
Dollard-Des Ormeaux, - 31
Rimouski -31*
Levis - 52*
Laval - 66*
Sherbrooke - 66


CONCLUSÃO:

Considerando as cidades que se repetem nas 3 listas*, as melhores opções para mim seriam Levis, Laval e Rimouski. Se bem que a Cidade do Quebec está em 2 rankings e acompanha bem de pertinho o terceiro, da segurança. Não é de se jogar fora... :P

Claro que os critérios que norteiam essas pesquisas são pra lá de subjetivos (embora estejam bem detalhados na página do ranking). O que eu acho mais válido é abrir a mente para outras possibilidades, principalmente na hora de procurar emprego. Se eu visse uma baita oferta de trabalho em Levis nem iria considerar caso não tivesse fuçado um pouco nessa matéria... E vai saber se meu futuro não é em Rimouski? =D

By the way, alguém conhece essas cidades? 

obs: depois de deixar o seu comentário (hehe), recomendo dar uma lida na análise sobre todas as províncias na página do Rapadura Please, que foi onde encontrei esse ranking. Bem bacana! 

Bisous!

9 comentários:

  1. Defendendo Montreal: achei um pouco questionável os critérios de avaliação, como é que Montreal é pior que Edmonton no clima? Só porque neva mais aqui? Mas Montreal tem o melhor sistema de retirada de neve do planeta, e não faz -50c como em Edmonton. Edmonton é frio demaaaaais.

    Fazendo download completo da lista, vemos que a taxa provincial conta como critério, isso jogou certamente todas as cidades do Quebec para baixo da lista. Mas se eles incluíssem as tarifas universitárias, as cidades do Quebec subiriam por terem os valores de mensalidade mais baixos do Canadá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sandro! E se Cultura fossem as exposições, shows, teatro, cinemas e festivais, Montreal nunca ficaria atrás das províncias de BC!!!
      Abraço!

      Excluir
  2. Tai uma coisa que eu enrolo pra fazer: pesquisar cidades. Eu não sei por onde começar e nem o que pesquisar. Simpatizo com Laval. A Unica coisa que sei é que não quero me sentir no interior nem em cidade pequena. O que eu gosto em Laval é que é perto de Montreal mas ainda assim um pouco mais tranquila e tal (ideias de quem nunca pisou lá). Tudo o que sei de lá eu li no Les Lapins rss

    Mas como eu vou viajar pra la ano que vem a preguiça de pesquisar só aumenta >_<

    Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Pois é, tinha 2 amigos que moravam em Laval, mas me deu a sensação de que era preciso carro pra ir de um lado pro outro, enquanto em Montreal dá pra fazer tudo a pé. Preciso investigar isso melhor... ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Muitos simpatizam com Laval e tal mas morar lá pode não ser muito prático. Tudo bem que o metrô de Montreal vai até Laval, mas tem de se lembrar que paga-se mais caro para comprar o cartao transporte (pois vc poderá usar o sistema de transporte de duas cidades). Entao geralmente as pessoas qeu moram lá tem carro. Com o carro as coisas ficam mais fáceis, mas não pode se esquecer das pontes de acesso à Montreal que geralmente sao congestionadas. Moro em Montreal e adoro. É uma cidade cosmopolita, viva, com milhares de coisas para se fazer, população diversa, muito tranquila (o número de homicídios é pífio ao se comparar com números do Brasil) e com um sistema de transporte muitíssimo eficiente. Visitei Québec algumas vezes e acho uma cidade muito parada, apesar de não ser tão pequena e receber muitos turistas. Há ônibus em Québec que funcionam um a cada 1h30 e meia nos fins de semana. Sair entao a noite para voltar de ônibus também já complica as coisas. Imagina em cidades ainda menores como Levis, Gatineau? pouco praticável... depende muito do que se procura. Mas recomendo que se for solteiro, sem carro, o ideal é morar em Montreal (muito mais ofertas de emprego também).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo!
      Pois é, tinha um amigo em Laval que só andava de trem. Vinha até Bonaventure e depois pegava o metrô. O esquema parecia bom, já que o trem é excelente, mas é limitado no horário. Acho que não tem nada depois da meia-noite!

      Essas cidades menores acho que são mais viáveis para quem tem filhos pequenos, o que não é o meu caso. Quem sabe no futuro... Por enquanto vai ser difícil arredar o pé de Montreal... só se a oferta de trabalho for mto boa mesmo! ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. Confesso que tenho preguiça tb de ficar buscando info de outras cidades... quando estive no Québec conheci poucas cidades, e destas não deu pra formar uma opinião mto concreta. Apesar de ter achado Quebec uma gracinha eu achei a cidade meio morta. O que eu gosto em Montréal é o tamanho (nem tão grande nem tão pequena, qdo comparada às cidades brasileiras) e as infinitas oportunidades de entretenimento, com um sistema de transporte bom, preços de moradia abordáveis, localização geográfica boa (tá meio que no meio de Quebec, Ottawa, Toronto, NY) e um fuso horário camarada em relação ao Brasil. Vou me instalar em Montreal qdo chegar mas no futuro não elimino a possibilidade de mudar de cidade ou até de província dependendo de como as coisas andarem!
    ps: só uma curiosidade. Nesta mesma semana saiu o ranking da Mercer das melhores cidades do mundo para se viver e a única top 10 no Canadá foi Vancouver. Ou seja, enquanto que pro ranking canadense Vancouver tá em 56°, pra Mercer Vancouver é a primeira do Canadá em 5° lugar no geral, seguida por Ottawa 14° geral, Toronto 15° geral e Montreal em 23° entre todas as cidades do mundo!
    Isso só mostra que os critérios são realmente subjetivos!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!
      Pois é, não dá muito pra dimensionar a cidade de Quebec, tem aquele centrinho comercial e o resto é espalhado, estava conversando sobre isso com a Lídia, ela disse que se parece um pouco com Brasília neste aspecto. A questão do fuso favorece Montreal mesmo. Quando morava em Vancouver, tinha época em que a diferença era de 6 horas e mal conseguia falar com o pessoal no Brasil!

      Quanto ao ranking da Mercer, não tinha visto ainda. Fui dar uma olhada e filtrei por Americas. Entre as 5 primeiras em qualidade de vida, 4 são canadenses: Vancouver, Ottawa, Toronto, Montreal. Em infra-estrutura estão Vancouver, Montreal,Toronto. Curioso não ter entrado nenhuma cidade de Alberta e Ottawa nem se repetir.

      A verdade é que é bem difícil escolher uma cidade pra morar sem a ter experimentado por um tempo. É como um namoro: tem gente que se apaixona à primeira vista, outros têm um choque inicial, mas a gente só sabe se vai durar mesmo quando vem a rotina... heheheh
      Beijão!

      Excluir
  5. Oi Nádia! Que linda!!!

    Obrigada, que 2013 seja excelente pra vc tbm! Novos começos, né?! Felicidades!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...